29.7.11

PLANO DE ENSINO

Ementa:
Desenho de observação: figura humana como base para desenvolver a percepção e a criatividade. Construções poéticas na linguagem do desenho; Aspectos metodológicos do desenho da figura humana para educação básica.

Objetivo geral:
1. Mediar conhecimentos teórico/práticos sobre o desenho da figura humana através de vários movimentos artísticos exercitando aspectos metodológicos variados e refletir possibilidades de mediação na educação básica com ênfase na criatividade.

Objetivos específicos:
1. Propor leitura de bibliografias específicas para subsidiar aspectos metodológicos do desenho da figura humana na educação básica.
2. Estudar as características artísticas do desenho da figura humana - através de leitura de imagem - em vários períodos da história da arte.
3. Propor o exercício da representação da figura humana com o desafio da criatividade individual, livre de padrões pré-estabelecidos.
4. Viagem virtual na 8 Bienal do Mercosul questões relacionadas ao desenho na contemporaneidade e trabalhar questões interdisciplinares previstas no planejamento do curso.
5. Analisar personagens de games, animação, estórias em quadrinhos, bonecas (os), etc. que representam a figura humana e que fazem parte do universo contemporâneo infanto/juvenil.
6. Estudar subsídios que estimulam a criatividade através de leituras específicas e evitar a representação por meio da cópia de estilos já existentes.
7. Realizar seminários temáticos em torno das possibilidades de mediação da representação da figura humana através da linguagem do desenho na educação básica.
8. Orientar a produção em grupo, de uma oficina de curta duração de desenho da figura humana para educação básica.
9. Expor no blog da disciplina toda produção realizada.
10. Organizar exposição dos trabalhos artísticos realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário