29.7.11

NO DIA SEGUINTE...CEDO! VOLTAMOS A ESTUDAR!


O que é afinal Criatividade?
Como desenvolver a criatividade?
Que importância tem a criatividade na formação do ser humano?
Há riscos de uma mediação que limite a criatividade?



Lemos e realizamos um seminário a partir desse texto. Muitos foram os aspectos relevantes destacados do texto para ampliar nossa compreensão a respeito da criatividade.


UMA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE CRIATIVIDADE E O ENSINO DA ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR.
Maria Lúcia Wochler Pelaes[1]
RESUMO
O artigo apresenta como é concebido o conceito de criatividade, de forma a configurar uma pedagogia aplicada à arte, desenvolvendo uma breve análise da origem do termo criatividade e seus principais conceitos.
Entre os conceitos apresentados, tem especial relevância a origem da expressão "criatividade" associada à imaginação criadora e a capacidade de fantasiar a realidade, enquanto fontes do processo criador.
O estudo é complementado por diferentes definições acerca da criatividade, tais como as concepções relativas aos processos produtivos relacionados ao pensamento divergente, inferindo que há uma bipolaridade: primeiro entre imaginação e pensamento, depois entre pensamento divergente e convergente, afirmando a relação dicotômica por que perpassam os conceitos.
Palavras-chave: Criatividade, Arte, Educação, Imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário