Diante do contexto de nossa formação profissional- enquanto docentes de artes visuais - é necessário tomarmos consciência dos sucessivos movimentos artísticos no decorrer da história da arte. Olhar para a arte contemporânea e renovar os conceitos que possuímos sobre linguagens da arte.
As formas de expressão mudaram radicalmente, do modernismo aos dias de hoje. As tencologias são as ferramentas básicas da produção artística contemporânea que, manipuladas com inteligência e criatividade ganham maior "status artístico" do que as habilidades técnicas renascentistas. E ganham porque refletem o pensamento, os hábitos, o cotidiano enfim da sociedade contemporânea.
Não podemos mais conceber o ensino das artes nos moldes do passado. Nossas crianças, adolescentes e jovens vivem uma realidade que dista muito do que muito de nós vivemos. Suas atenções estão voltadas para as imagens móveis,produzidas e reproduzidas tecnológicamente. Nesse sentido não podemos mais pretender conquistar sua atenção à procedimentos de produção de imagens manuais, morosos,difíceis de alterar como são os que envolvem técnicas e padrões preconizados no renascimento.
É importante, portanto, mediar esse conhecimento, ou seja, o desenho de observação realizado com lápis e papel, para que cada um encontre o aprimoramento e a habilidade técnica descobrindo os seus próprios códigos de representação no desenho. Para que cada um tenha sua própria identidade artística, sua "caligrafia imagética", se é que assim se pode dizer. Não temos a pretensão de formar artistas, ao levar para a sala de aula propostas de representação no desenho, mas sim, de provar que todos possuem a possibilidade de desenvolvimento da linguagem do desenho, se assim o desejar. Que todos podem alcançar a satisfação própria, em suas representações se muitos exercícios realizar, como qualquer outro profissional de outra área. Um atleta, para chegar a atingir patamares de destaque, exercita metódicamente todos os dias. Para ser um desenhista, não há outro caminho. Liberto das rígidas técnicas, o desenho de observação é por excel6encia expressivo, singular e criativo, pois cada desenho apresenta soluções únicas na representação do observado.
Nessa mostra de desenhos das acadêmicas do segundo semestre, é possível observar a riqueza de possibilidades, a diversidade na condução e manejo da linha para transpor ao suporte o que não apenas o olho físico vê, mas também a sensibilidade individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário