22.8.11

"GESTO"- CHRISTIANE TOMASI


O GESTO de "cantar juntos" no desenho tridimensional representado por Christiane foi instalado frente as cadeiras do Teatro, por fazer parte desse contexto. O GESTO representado, simboliza a força, a união e a harmonia de um conjunto de "figuras humanas"... é o gesto que toma conta e movimenta todo o corpo. Tem linha, cor, forma, volume, luz e sombra, no desenho que sai do papel e se expande no espaço na concepção contemporânea dessa linguagem artística.

"GESTO"- FRANCIANE MARIA FRACARO


É na alegria, exuberância e liberdade gestual da dança, que Franciane pensou seu trabalho artístico. O desenho, no contorno das figuras humanas, realçadas pelo fundo branco e pelos focos de "luzes brilhantes" ,enfatiza a sensação do bem estar físico e psicológico nos gestos ali representados..."como um desejo incontido de se estar sempre assim". A tridimensionalidade ficou por conta do palco criado para o corpo de balé, e a beleza na delicadeza presente em todo o fazer. Sua instalação, frente as cadeiras do Teatro, formaliza a idéia como num "site especific".

"GESTO" - VANESSA RODRIGUES


Vanessa hierarquisou a família enfatizando o "GESTO" afetuoso que deve uni-la. Contrapondo a sociedade contemporânea, na qual essa "fundamental base da sociedade" parece fragmentar-se, sob influência de valores "esmaecidos", nada melhor do que retomar o sentido e o significado que a família deve representar para todos nós. Usou o metal (resistência) como linha para desenhar essa idéia, o que "reafirma" sua firme concepção da e na união familiar. O fundo preto, sugere, talvez, que nada mais importa senão o vínculo familiar, ou que tudo e qualquer coisa se enfrenta sob esses laços tão resistentes. Não poderia ser melhor instalado esse trabalho, senão em frente a um espelho - como o foi - para duplicar sua força.

"GESTO" - MARCIA DOS SANTOS


Foi de um momento específico , íntimo e inesquecível na vida das pessoas que Marcia inspirou-se para retratar, por meio do desenho em campo expandido a temática proposta: "GESTO". O elegante e afetivo gesto da entrega de uma flor cujo perfume está impregnado de promessas de amor...Por que não por meio de um mosaico? Sim! Um mosaico e muito mais que um mosaico. Fragmentos unidos materializam a idéia. Apropriou-se de imagens popularizadas e inseriu sua representação num local propício para encontros: um cantinho iluminado e tranquilo...

21.8.11

GESTO - NERCI DE MORAES PRIESTER


A representação do "GESTO", nesse trabalho propõe uma leitura que nos diz..."somos iguais mesmo nas diferenças raciais"...do desenho clássico mantém apenas o branco e preto, pois ganha forma,volume e insere-se numa composição de objetos geométricos. "Beira" o abstracionismo e convida o expectador a refletir sobre sua significação. Construções, visão voltada para frente...cainhada...?sobreposições, enfim lembra - do antigo Egito - "a lei da frontalidade"...

"GESTO"- MARIA CRISTINA DE ALMEIDA


No encosto do banco da praça interna do campus, está o desenho ressignificado de Maria Cristina. O trabalho artístico marca com arte, os muitos gestos similares ali já "flagrados". Com as características da arte contemporânea, seu trabalho representa o "Gesto", rompendo com os materiais e os conceitos tradicionais que permeiam a linguagem do desenho .

"GESTO"- DAIRANE DE ALMEIDA


"GESTO", na concepção de Dairane, está significativamente representado nas relações amorosas.Iluminados pela tênue luz azul da "lua e das estrelas" - por conta da tinta fosforescente e da iluminação especial ali colocada - somada a noite - provocada pelo fundo escuro - e ainda num local discreto que propicia a intimidade, o desenho do casal reflete, no "GESTO", o sentimento que os une. É o desenho em campo expandido.

"GESTO" - EDICLEIA DOLBERTO COSTA


Foi no futebol que Edicleia encontrou sua inspiração para representar o "GESTO". O desenho ganhou tridimensionalidade e, inserido em seu contexto agigantou suas dimensões. Hibrido em seus materiais (acrílico,concreto celular), mantém do papel apenas "o branco"... o desenho está nas formas que sairam da dimensionalidade e deu forma as figuras humanas do jogo.

20.8.11

VIAGEM VIRTUAL A OITAVA BIENAL DO MERCOSUL


Conforme programada, realizamos hoje, 20 de agosto nossa viagem virtual à Bienal do Mercosul. Conhecemos as principais ações do projeto curatorial dessa Bienal; conhecemos o Site e o Blog oficial da mesma e compreendemos a proposta pedagógica que envolve toda a infraestrutura de suas ações. Analisamos a temática e constatamos sua abrangência bem como, o diferencial que a proposta apresenta: na diversidade de seus espaços expositivos, no rompimento do tempo,por meio do espaço/tempo virtual e enfim, entendemos a relação que tem a obra do artista homenageado, com a temática discutida na Oitava Bienal do Mercosul. Identificamos as discussões que envolvem o Desenho, na obra de Mateo, no desenho da logo que caracteriza e divulga a esse importante evento e na própria obra de Eugênio Dittborn, artista Chileno homenageado nessa oportunidade.Uma das ações que mais nos chamou a atenção foi a "Casa M", por ser um espaço que destaca o trabalho de artistas locais e reúne todas as pessoas interessadas em arte e cultura para discussões e reflexões em torno da arte. Seu nome : Casa M", despertou-nos o interesse em saber seu significado, tendo ficado como "interrogação"a ser pesquisada....e se for "M" de "Mercosul"? Nessa pesquisa observamos que tudo o que a cerca foi pensado com detalhes em torno da temática escolhida.

16.8.11

PROGRAMA DA AULA DE 20.08.2011.MATUTINO E VESPERTINO

MATUTINO:
VIAGEM VIRTUAL À OITAVA BIENAL DO MERCOSUL
VESPERTINO:
PLANOS DE AULA (Feitos na aula anterior contemplando datas comemorativas)(RECOLHER)
EXPOR TRABALHOS DE DESENHO COM O TEMA: GESTO (FIGURA HUMANA)
Desenhos : tragam bonecas(os)
Pesquisem (grupo)um artista que retrata a figura humana e tragam algo de sua história para socializar com o grande grupo.



MANHÃ: VIAGEM VIRTUAL À BIENAL DO MERCOSUL/ VISITA MONITORADA A QUESTIONÁRIO

"VIAGEM EM DUPLAS"

ORIENTAÇÕES:
a. PROCURE UMA COLEGA PARA FAZER O TRABALHO EM DUPLA.
b.ACESSE O SITE OFICIAL DA OITAVA BIENAL DO MERCOSUL, CUJO LINK ESTÁ NESSE NOSSO BLOG.
c. PESQUISE E LEIA COM ATENÇÃO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO COM AS SUAS PALAVRAS, DE FORMA AMPLA E OBJETIVA.
d.COPIE E COLE AS PERGUNTAS NUM DOCUMENTO DO WORD, RESPONDA DIGITANDO E ENVIE PARA E-MAIL DA PROFESSORA.


1.QUAL O TEMA DA OITAVA BIENAL MERCOSUL?

2. QUANTOS ARTISTAS IRÃO PARTICIPAR?

3. O QUE PRETENDE "DISCUTIR" ESSA BIENAL?

4.QUAIS SÃO AS SETE GRANDES AÇÕES DO PROJETO CURATORIAL DESSA BIENAL?

5.QUE ARTISTA SERÁ HOMENAGEADO NESSA BIENAL? E O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELE?

6.UM DOS PROJETOS CHAVE DA OITAVA BIENAL É A "CASA M"...O QUE É ISSO?

7.QUAL O PERIODO DA OITAVA BIENAL? INICIO E FIM?

8. QUAL É O PROJETO PEDAGÓGICO DA OITAVA BIENAL DO MERCOSUL?

9. O QUE HÁ DA LINGUAGEM DO DESENHO NA OITAVA BIENAL DO MERCOSUL?

10. ESPAÇO PARA VOCÊ DESTACAR ALGO QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO, DURANTE ESSA PESQUISA E QUE TALVEZ, NÃO TENHA SIDO CONTEMPLADO NAS RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS SOLICITADAS.



4.8.11

DERDYK, Edite. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione,1990.



ACHEI NO SEGUINTE ENDEREÇO:
http://books.google.com/books?id=n5KQ-byUYyoC&pg=PA105&dq=DERDYK,+Edith.+O+desenho+da+figura+humana.+S%C3%A3o+Paulo:+Scipione,1990.&hl=pt-BR&ei=bFQ7ToPyDc21tgf9wJWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwAA#v=onepage&q=DERDYK%2C%20Edith.%20O%20desenho%20da%20figura%20humana.%20S%C3%A3o%20Paulo%3A%20Scipione%2C1990.&f=false

Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora.



ACHEI NO SEGUINTE ENDEREÇO:
http://books.google.com/books?id=wq-TYZnWc88C&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=true

DIA DOS PAIS...BOA OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE ISSO!

Datas comemorativas: fazendo Arte ou não?

Ana Maria Petraitis Liblik, Isoldi Ciscato e Thais Gralik


Entre os inúmeros problemas que o professor de Arte enfrenta nas escolas está o de participar ou não de datas comemorativas. Faz parte do universo escolar festejar algumas festas religiosas (e outras nem tanto por serem apenas apelos comerciais) que estão no imaginário de professores e alunos.
[...]
Que tal pensar em atividades que consigam fazer com que, ao mesmo tempo, a instituição fique satisfeita e o aluno aprenda algo significativo em Arte?

( Leia o artigo na íntegra no endereço: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=66

Nossa Ementa:
Desenho de observação: figura humana como base para desenvolver a percepção e a criatividade. Construções poéticas na linguagem do desenho; Aspectos metodológicos do desenho da figura humana para educação básica.

COMO TRABALHAR ESSAS QUESTÕES PENSANDO EM PRESENTEAR NOSSOS PAIS COM ARTE E SIGNIFICADOS?