DISCIPLINAS DO CURSO DE ARTES VISUAIS- UNC - PLATAFORMA FREIRE - SEGUNDO E TERCEIRO SEMESTRE - PROFESSORA: VERA MELIM
26.2.11
VOCÊS JÁ PENSARAM SOBRE ISSO?
25.2.11
"O que se percebe é que no âmbito do sistema visual, não existem regras específicas, já há muito tempo. Ao contrário, quanto mais original a imagem mais ela consegue um modo de se sustentar ( ao mesmo tempo cumprindo suas funções e quebrando as normas estéticas vigentes). Por exemplo, na publicidade, o primeiro a ultrapassar os limites da moldura do outdoor incorreu em uma violação de uma norma estabelecida. O precurssor de anúncios com aroma, em revistas, também. (Ramalho e oliveira, Sandra)
23.2.11
19.2.11
Imagem também se lê Sandra Ramalho e Oliveira
“Em cada texto visual está registrado um discurso, evidenciando uma visão específica de seu criador, ou seja, o modo como o autor da obra vive e vê o mundo também é mostrado na sua criação.
A imagem mostra:
sua visão de mundo,
suas relações com o seu contexto,
além de sua capacidade de manipulação do código ao qual pertence a imagem.” (p.52)
( código: linguagem: técnicas, desenho, pintura, escultura...estilo,etc.)
A imagem mostra:
sua visão de mundo,
suas relações com o seu contexto,
além de sua capacidade de manipulação do código ao qual pertence a imagem.” (p.52)
( código: linguagem: técnicas, desenho, pintura, escultura...estilo,etc.)
18.2.11
16.2.11
NOSSOS PRIMEIROS TRABALHOS
M1:
• Resenha para seminário: ( TRAB.GRUPO)
Imagem também se lê – p.49 à 62.
Seminário Oral – I
Escolha de uma imagem de arte com sua respectiva ficha técnica( autor,nome da obra, técnica, dimensões,estilo,data,etc.) para realizar a leitura de acordo com a bibliografia sugerida. (trabalho em grupo).
Desenho de observação (individual)
Leitura de imagem do desenho colega de acordo com a bibliografia sugerida, (individual)
• Resenha para seminário: ( TRAB.GRUPO)
Imagem também se lê – p.49 à 62.
Seminário Oral – I
Escolha de uma imagem de arte com sua respectiva ficha técnica( autor,nome da obra, técnica, dimensões,estilo,data,etc.) para realizar a leitura de acordo com a bibliografia sugerida. (trabalho em grupo).
Desenho de observação (individual)
Leitura de imagem do desenho colega de acordo com a bibliografia sugerida, (individual)
NOSSAS BIBLIOGRAFIAS
ARMHEIM, R. Arte e Percepção Visual São Paulo: Pioneira, 1986.
DERDYK, Edite. Formas de pensar o desenho. São Paulo, Pioneira, USP. 1980.
MOREIRA, Ana Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyolo,1995.
Bibliografia Complementar:
KANDINKY, Wassily. Ponto e linha sobre o plano. São Paulo: Martins fontes, 1997.
GIANZZA. G. A. Perspectiva. RI: Tecnoprint, 1983.
JANSON, H. W. História da Arte: O mundo moderno. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. São Paulo, Ática, 1979.
______. Criatividade e processo de criação. 6. ed. Petrópolis, Vozes, 1937.
OUTRAS BIBLIOGRAFIAS:
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagens também se lê.. São Paulo: edições Rosari, 2005.
SANCHO , Juana Maria [et all ].Tecnologias para Transformar a Educação.Porto Alegre; artmed.2006.
DERDYK, Edite. Formas de pensar o desenho. São Paulo, Pioneira, USP. 1980.
MOREIRA, Ana Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyolo,1995.
Bibliografia Complementar:
KANDINKY, Wassily. Ponto e linha sobre o plano. São Paulo: Martins fontes, 1997.
GIANZZA. G. A. Perspectiva. RI: Tecnoprint, 1983.
JANSON, H. W. História da Arte: O mundo moderno. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. São Paulo, Ática, 1979.
______. Criatividade e processo de criação. 6. ed. Petrópolis, Vozes, 1937.
OUTRAS BIBLIOGRAFIAS:
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagens também se lê.. São Paulo: edições Rosari, 2005.
SANCHO , Juana Maria [et all ].Tecnologias para Transformar a Educação.Porto Alegre; artmed.2006.
NOSSO COMPROMISSO
DESENHO DE OBSERVAÇÃO
Créditos: 04
TOTAL 60
45 HORAS DE TEORIA E 15 HORAS DE PRÁTICA
Carga horária: 60 horas - 45 horas de teoria e 15 horas de prática
Ementa:
Figuração no desenho a partir da observação; Leitura formal de obras de arte; Aspectos metodológicos do desenho de observação na educação básica.
Objetivo geral:
Propor estudos, leituras, diálogos e experiências práticas em torno do desenho de observação, fundamentados nas bibliografias indicadas e no desenvolvimento do pensar a representação figurativa por meio do desenho.
Objetivos específicos:
1. Propor leitura e resenhas de bibliografias selecionadas em torno do tema: desenho.
2. Realizar seminário temático em torno das resenhas produzidas.
3. Orientar estudo e pesquisa sobre leitura formal do desenho em obras de arte.
4. Propor a prática experimental do desenho a partir da observação.
5. Refletir sobre possibilidades de inserção da tecnologia na disciplina de desenho de observação.
6. Orientar a proposição de planos de aula de desenho de observação na educação básica.
Créditos: 04
TOTAL 60
45 HORAS DE TEORIA E 15 HORAS DE PRÁTICA
Carga horária: 60 horas - 45 horas de teoria e 15 horas de prática
Ementa:
Figuração no desenho a partir da observação; Leitura formal de obras de arte; Aspectos metodológicos do desenho de observação na educação básica.
Objetivo geral:
Propor estudos, leituras, diálogos e experiências práticas em torno do desenho de observação, fundamentados nas bibliografias indicadas e no desenvolvimento do pensar a representação figurativa por meio do desenho.
Objetivos específicos:
1. Propor leitura e resenhas de bibliografias selecionadas em torno do tema: desenho.
2. Realizar seminário temático em torno das resenhas produzidas.
3. Orientar estudo e pesquisa sobre leitura formal do desenho em obras de arte.
4. Propor a prática experimental do desenho a partir da observação.
5. Refletir sobre possibilidades de inserção da tecnologia na disciplina de desenho de observação.
6. Orientar a proposição de planos de aula de desenho de observação na educação básica.
Assinar:
Postagens (Atom)