26.2.11

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO

DESENHO DE OBERVAÇÃO COM MODELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODLELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MDOELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELLO VIVO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO



MAIS UMA DE NOSSAS PRATICAS NO DESENHO DE OBSERVAÇÃO

VOCÊS JÁ PENSARAM SOBRE ISSO?

O QUE É DESENHO ESTERIOTIPADO?



COMO PODEMOS DEFINIR CARICATURA?




O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ "SABER DESENHAR?"


ESSAS QUESTÕES NOS ESTIMULARAM A PESQUISAR E DISCUTIR EM SALA DE AULA. NOS COMPROMETEMOS AESUTDAR E TRAZER OS RESULTADOS PARA COMPARTILHAR EM SALA DE AULA.

25.2.11

"O que se percebe é que no âmbito do sistema visual, não existem regras específicas, já há muito tempo. Ao contrário, quanto mais original a imagem mais ela consegue um modo de se sustentar ( ao mesmo tempo cumprindo suas funções e quebrando as normas estéticas vigentes). Por exemplo, na publicidade, o primeiro a ultrapassar os limites da moldura do outdoor incorreu em uma violação de uma norma estabelecida. O precurssor de anúncios com aroma, em revistas, também. (Ramalho e oliveira, Sandra)

DESENHO DE OBSERVAÇAO COM MODELO VIVO

19.2.11

Imagem também se lê Sandra Ramalho e Oliveira

“Em cada texto visual está registrado um discurso, evidenciando uma visão específica de seu criador, ou seja, o modo como o autor da obra vive e vê o mundo também é mostrado na sua criação.
A imagem mostra:
sua visão de mundo,
suas relações com o seu contexto,
além de sua capacidade de manipulação do código ao qual pertence a imagem.” (p.52)
( código: linguagem: técnicas, desenho, pintura, escultura...estilo,etc.)

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO

18.2.11

DESENHO DE OBSERVAÇÃO COM MODELO VIVO


MODELO POSA x MODELO DESENHA

MODELO VIVO

NA PRÁTICA DO DESENHO DE OBSERVAÇÃO

16.2.11

NOSSOS PRIMEIROS TRABALHOS

M1:
• Resenha para seminário: ( TRAB.GRUPO)
Imagem também se lê – p.49 à 62.
Seminário Oral – I
Escolha de uma imagem de arte com sua respectiva ficha técnica( autor,nome da obra, técnica, dimensões,estilo,data,etc.) para realizar a leitura de acordo com a bibliografia sugerida. (trabalho em grupo).
Desenho de observação (individual)
Leitura de imagem do desenho colega de acordo com a bibliografia sugerida, (individual)

NOSSAS BIBLIOGRAFIAS

ARMHEIM, R. Arte e Percepção Visual São Paulo: Pioneira, 1986.
DERDYK, Edite. Formas de pensar o desenho. São Paulo, Pioneira, USP. 1980.
MOREIRA, Ana Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyolo,1995.
Bibliografia Complementar:
KANDINKY, Wassily. Ponto e linha sobre o plano. São Paulo: Martins fontes, 1997.
GIANZZA. G. A. Perspectiva. RI: Tecnoprint, 1983.
JANSON, H. W. História da Arte: O mundo moderno. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. São Paulo, Ática, 1979.
______. Criatividade e processo de criação. 6. ed. Petrópolis, Vozes, 1937.

OUTRAS BIBLIOGRAFIAS:
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagens também se lê.. São Paulo: edições Rosari, 2005.
SANCHO , Juana Maria [et all ].Tecnologias para Transformar a Educação.Porto Alegre; artmed.2006.

NOSSO COMPROMISSO

DESENHO DE OBSERVAÇÃO
Créditos: 04
TOTAL 60
45 HORAS DE TEORIA E 15 HORAS DE PRÁTICA

Carga horária: 60 horas - 45 horas de teoria e 15 horas de prática
Ementa:
Figuração no desenho a partir da observação; Leitura formal de obras de arte; Aspectos metodológicos do desenho de observação na educação básica.
Objetivo geral:
Propor estudos, leituras, diálogos e experiências práticas em torno do desenho de observação, fundamentados nas bibliografias indicadas e no desenvolvimento do pensar a representação figurativa por meio do desenho.
Objetivos específicos:
1. Propor leitura e resenhas de bibliografias selecionadas em torno do tema: desenho.
2. Realizar seminário temático em torno das resenhas produzidas.
3. Orientar estudo e pesquisa sobre leitura formal do desenho em obras de arte.
4. Propor a prática experimental do desenho a partir da observação.
5. Refletir sobre possibilidades de inserção da tecnologia na disciplina de desenho de observação.
6. Orientar a proposição de planos de aula de desenho de observação na educação básica.